domingo, 18 de setembro de 2011

Acessibilidade: vereadores desafiados a andar de cadeira de rodas

Esta notícia é 2009 e o desafio foi feito aos vereadores de João Pessoa, mas é uma ideia interessante de aplicarmos aqui em nossa cidade também.

Vereadores serão desafiados a andar de cadeiras de rodas 
A Câmara Municipal discutiu, nesta quarta-feira(16), a acessibilidade em João Pessoa, a propositura foi da vereadora Eliza Virginia (PPS), foram apresentados diversas queixas das pessoas com deficiência ao plenário, ficou decidido o desafio aos vereadores a andarem de cadeira de rodas nas ruas da capital.



A vereadora Eliza Virgínia destaca a importância em se discutir a acessibilidade na Capital, uma vez que o Plano Diretor, votado ano passado, não aborda de forma eficaz as deficiências da cidade quanto a mobilidade de deficientes e idosos, “ as dificuldades em locomoção são encontradas dos bairros ao centro, os obstáculos são inúmeros, batententes, placas, desníveis, falta de planejamento …” destacou ela.



Raimunda Lucena, representante da STTrans, disse que João Pessoa receberá nos próximos dias 20 novos ônibus adaptados, aumentando o a frota pessoense para mais de 40 ônibus e que táxis também deverão atender de forma adequado as necessidades de pessoas com deficiência. Mesmo com o aumento da frota os cadeirantes reclamaram dos ônibus, relatando que quando os ônibus passam com um cadeirante outro não pode subir, porquê só existe lugar para uma cadeira, eles ainda reclamaram da empresa São Jorge, alegando que ela só dispõe de um ônibus adaptado para atender os bairros da zona oeste da cidade.

O deputado Nivaldo Manoel, presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Pessoa com Deficiência, participou da audiência e se comprometeu em continuar lutando para que o direito deles sejam cumpridos, Nivaldo ancaminhará apelo para que prédios estaduais sejam adptados dano livre acessoa a pessoas com dificuldade em locomoção.

Durante a audiência foi proposto a criação de atendimento a recém nascidos com deficiência e lançado o desafio para que a Casa se adapte e forneça acesso aos cadeirantes, eles têm grande dificuldades por causa dos batentes da Câmara Municipal.

A vereadora Eliza se comprometeu com os cadeirantes e disse que se a Câmara em 30 dias não der condições de acesso aos cadeirantes desafiará os vereadores a andar de cadeira de rodas pelas ruas e prédios da Capital. 



Fonte: http://www.cdscadeiraderodas.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário