quinta-feira, 8 de setembro de 2011

LIVRO: Financiamento da Restauração do Patrimônio Histórico

O Ceci (Centro de Estudos Avançados da Conservação Integrada) lançou o seu primeiro e-book. Trata-se do livro Financiamento da Regeneração de Áreas Urbanas Patrimoniais na América Latina escrito pelo professor Silvio Mendes Zancheti, diretor geral da instituição. Esse trabalho originou-se do ensaio apresentado no concurso de professor titular do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pernambuco em 2010.


O livro apresenta um quadro sistemático do processo de financiamento da regeneração de áreas urbanas patrimoniais (centros históricos e outros tipos de áreas) na América Latina no período 1990 – 2005.
Foram selecionadas informações específicas sobre financiamento e aspectos relevantes da gestão de seis estudos casos de projetos de regeneração das seguintes cidades: Buenos Aires, Argentina; Santiago,Chile; Quito, Equador; Bogotá, Colômbia; México,México e Havana, Cuba. Todas as áreas dos projetos foram visitadas pelo autor.
O texto esta organizado em quatro capítulos e uma conclusão.
O primeiro capítulo apresenta uma revisão da teoria econômica sobre o financiamento do desenvolvimento urbano. São analisadas as contribuições da teoria tradicional e do desenvolvimento local e uma análise da contribuição dessas duas vertentes para o caso do financiamento da revitalização urbana. Também, apresenta uma identificação dos principais instrumentos de financiamento utilizados pelos setores público e privado em projetos de regeneração, especialmente nos Estados Unidos da América e no Reino Unido. Por fim, trata do comportamento dos agentes públicos e privados em parceria para financiar os projetos de regeneração.
O segundo capítulo traça um panorama do financiamento da revitalização de centros históricos latino-americanos desde o ano de 1990. Para isso, colocada uma interpretação dos projetos de revitalização urbana como novos projetos de desenvolvimento urbano. Foi feita um levantamento panorâmicos dos instrumentos de financiamento para a regeneração disponíveis na região. Nessa parte incluiu-se,também o caso brasileiro.

O terceiro capítulo relata algumas experiências mais significativas de financiamento da gestão de projetos de regeneração de centros históricos latino-americanos e especifica alguns instrumentos utilizados na região. Os estudos apresentam, também, uma breve descrição dos impactos dos projetos na dinâmica das suas cidades.
O quarto capítulo compara as informações mais relevantes sobre o financiamento da regeneração dos estudos de caso, dando ênfase no tipo de instituição de gestão, nos atores/parceiros envolvidos e nos instrumentos de financiamento utilizados.
As conclusões procuram relacionar o processo de financiamento analisado nos estudos de caso com a teoria apresentada no primeiro capítulo.


Faça download do livro aqui


Fonte: http://www.ceci-br.org/ceci/br/noticias/596-novo-livro-sobre-financiamento-da-regeneracao-urbana.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário